Olá, você já ouviu falar sobre educação inclusiva?
A educação inclusiva é um termo utilizado para definir um modelo educacional que integra todas as pessoas. Ao contrário do que muitos pensam, ela não se restringe apenas a deficiências físicas e intelectuais, mas abrange indivíduos de diferentes classes sociais, etnias e condições.
Uma escola inclusiva é construída com base no respeito, na empatia, na cidadania e em uma educação de qualidade. Dentro desse contexto, destaca-se o incentivo à participação dos alunos e a garantia do acesso ao conhecimento, sempre prezando pela equidade.O principal objetivo da escola inclusiva é combater a exclusão social e o preconceito. Para garantir essa modalidade educacional, existem órgãos governamentais, como o MEC e o ECA, responsáveis pela manutenção e pela legislação que rege os princípios da educação inclusiva.
Para compreender melhor a origem da educação inclusiva no Brasil, é necessário voltar no tempo, especificamente ao período do Brasil Império. Em 1854, foi criado o Instituto dos Meninos Cegos, uma escola voltada para crianças com deficiência visual. Pouco depois, em 1857, surgiu o Instituto dos Surdos-Mudos, com o intuito de atender pessoas com deficiência auditiva. Anos mais tarde, em 1945, a fundação da APAE no Rio de Janeiro marcou o início do atendimento a pessoas com deficiência intelectual.
Ao longo desse processo, é possível observar um grande avanço no que diz respeito à educação inclusiva no Brasil, reforçando a importância de um modelo capaz de agregar toda a diversidade humana.
Referências:
PADOVANI NETTO, Ernesto. História da educação de surdos: as disputas entre o falar e o sinalizar e as práticas no Imperial Instituto de Surdos-Mudos (1857-1957). História & Ensino, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 186–211, 2022. DOI: 10.5433/2238-3018.2021v27n2p186. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/44408. Acesso em: 4 abr. 2025.
FRANCO, Renata Maria da Silva; GOMES, Claudia. Educação inclusiva para além da educação especial: uma revisão parcial das produções nacionais. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 37, n. 113, p. 194-207, ago. 2020 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862020000200007&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 04 abr. 2025. https://doi.org/10.5935/0103-8486.20200018.
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